Pedras Grandes foi o primeiro da Amurel a ter sua própria usina de asfalto e abrigará outra que atenderá dezoito municípios
![](https://static.wixstatic.com/media/e0d4f9_da229ae4d4c54487af8941bf0a2e1322~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_441,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/e0d4f9_da229ae4d4c54487af8941bf0a2e1322~mv2.jpg)
Foi com um sorriso largo no rosto que o prefeito de Pedras Grandes - Agnaldo Filippi informou para a reportagem de Panorama mais uma grande conquista para seu município: a usina de asfalto do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel, e que irá atender os municípios associados.
A decisão foi tomada em Assembleia Geral Ordinária do CIM/Amurel na semana passada, quando ocorreu a votação dos terrenos disponíveis para o empreendimento, sendo quatro em Gravatal, dois em Laguna, um em Armazém e um em Pedras Grandes.
Depois de uma análise inicial dos prefeitos, restaram dois terrenos para a decisão final: um em Gravatal e o de Pedras Grandes, que acabou sendo escolhido por sete votos a dois.
Os motivos que levaram os prefeitos a darem votos favoráveis ao imóvel de Pedras Grandes foram: o local já possui um licenciamento ambiental prévio por já funcionar a usina de asfalto municipal; rede elétrica já instalada; existência de edificação que pode ser usada para boa parte das necessidades da usina; não possui nenhum custo de aluguel, pois local já passou pela Câmara de Vereadores, que aprovou a cedência; proximidade de mineração de pedra e, por fim, não existência de resistência da comunidade do entorno ao local.
“É preciso salientar que Pedras Grandes foi o primeiro município da Amurel a ter sua própria usina de asfalto. Temos aí uma máquina que produz em torno de 40 toneladas de massa por hora, já licenciada e funcionando.
Esta outra usina, que também foi doada pelo ex-governador Moisés e que produz em torno de 120 toneladas por hora, atenderá os 18 municípios da Amurel.
A nossa expectativa era de que esta usina fosse instalada em Gravatal, mas as condições apresentadas por nosso município convenceram o Conselho de que Pedras Grandes estava melhor estruturada.
Eu fico feliz com este acontecimento, pois fortifica a imagem da nossa cidade no contexto regional e, certamente, movimentará positivamente a nossa economia” afirmou o prefeito Agnaldo.