top of page

Fórum de Educação Patrimonial reforça compromisso com história e identidade


A Prefeitura de Urussanga realizou na última semana o 1º Fórum de Educação Patrimonial, evento que reuniu a sociedade civil, especialistas e autoridades para debater temas fundamentais sobre a preservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e natural do município. Durante três dias, foram discutidas ações práticas, desafios atuais e perspectivas futuras.



A prefeita Stela Dagostim Talamini destacou que o Fórum evidenciou o compromisso da gestão com a preservação patrimonial. "Foi um momento muito importante para valorizarmos nossa história, compreender nosso presente e planejar um futuro sustentável e próspero para Urussanga. Estamos ao lado dos proprietários dos imóveis históricos, oferecendo apoio e orientação para que possamos, juntos, transformar nosso patrimônio em fonte de desenvolvimento econômico e social", ressaltou.



Consulta pública sobre o Centro Histórico



Um dos momentos importantes do evento foi a consulta pública sobre o projeto de requalificação do Centro Histórico de Urussanga, conduzida pelo arquiteto Diego Fermo, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A iniciativa buscou ouvir diretamente a população sobre como deseja preservar e valorizar a identidade arquitetônica e histórica da cidade. Durante a consulta, foi ressaltada a importância da padronização visual e das intervenções em imóveis tombados ou em seu entorno, com o objetivo de fortalecer a representatividade cultural e turística de Urussanga.



Segundo a diretora de Cultura, Eliana Maccari, o evento foi histórico e extremamente construtivo. “Acreditamos que Urussanga precisava desse momento, que representa um marco para o nosso município. Discutimos temas fundamentais para a preservação de nosso patrimônio, ouvimos a comunidade e estabelecemos uma agenda positiva para avançarmos juntos”, destacou.



Debates enriquecedores



Outros pontos destacados foram o papel do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Urussanga (SPHAM), órgão municipal responsável por dar cumprimento à legislação que protege e conserva o patrimônio histórico artístico, fontes de recursos para bens tombados e as tradições ligadas ao cultivo da uva Goethe.



A secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes, lembrou que os debates foram enriquecedores e já indicaram novos rumos. "O Fórum foi apenas o início de um processo de diálogo constante com a sociedade. Vamos trabalhar para viabilizar projetos como a requalificação do Centro Histórico, garantindo que nossas ações sejam coerentes com nossa identidade cultural e histórica", explicou.



O evento integrou o calendário de 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina, tendo apoio institucional da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), além do apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Urussanga, do Conselho Municipal de Turismo, da Rádio Marconi e Nonna Mia Bolos.



bottom of page