top of page
Foto do escritorMARCIA MARQUES COSTA

Aumenta o número de certificações no Programa Bandeira Azul


Santa Catarina seguirá ostentando a marca de estado mais azul do Brasil na próxima temporada de verão. No início de outubro, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul renovou a certificação de oito praias e duas marinas catarinenses. Além disso, aprovou outras três praias do estado, elevando de 10 para 13 selos socioambientais em relação ao último ano.

“É mais um reconhecimento que Santa Catarina recebe pelos esforços em cuidar do nosso patrimônio natural, que é um importantíssimo atrativo turístico para um estado que abriga tanta diversidade e belezas preservadas”, comenta o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro “Mané” Ferrari.

Com isso, das 18 praias e seis marinas contempladas em todo o Brasil, 13 praias e duas marinas são de Santa Catarina. O hasteamento da Bandeira Azul assegura aos visitantes mais informações sobre os locais, qualidade da água e ações de educação ambiental.

Neste ano, a temporada Bandeira Azul no Brasil excepcionalmente vai iniciar após o dia 16 de novembro, devido às restrições relativas ao processo eleitoral. Adicionalmente, em função da pandemia, o hasteamento das bandeiras em cada um dos destinos vai depender dos decretos municipais e estaduais que incidem sobre a área da praia ou marina.

Conheça os locais de Santa Catarina aprovados para a temporada 2020/2021:

Praias: Lagoa do Peri- Florianópolis; Praia Grande- Governador Celso Ramos; Praia do Estaleiro- Balneário Camboriú; Praia do Estaleirinho- Balneário Camboriú; Praia de Piçarras – Balneário Piçarras; Praia de Quatro Ilhas- Bombinhas; Praia de Mariscal- Bombinhas; Praia da Saudade – Prainha, São Francisco do Sul. Praia do Forte- São Francisco do Sul;

Praia da Conceição- Bombinhas; Praia Grande- Penha. As Marinas são:ICSC- Florianópolis;

Tedesco Marina – B. Camboriú . O Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países.

No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede.

bottom of page